Se estás a explorar este website, então muito provavelmente tens uma das seguintes dúvidas a preocupar-te na tua organização:

  • As reuniões são um caos.
  • Têm dificuldades em implementar as decisões e montar estruturas organizativas.
  • Os novos membros estão perdidos.
  • Há falhas de coesão no grupo. Falta clareza sobre quem devia fazer o quê.
  • Estão perdidas em tantas atividades. Não se percebe para quê as atividades servem.
  • As pessoas começaram a questionar a estratégia porque as coisas não parecem a funcionar.
  • Não é claro para todas as pessoas o que é a visão e como acham que vão chegar lá.
  • Querem fazer ações mas não sabem como se monta uma ação.
  • Fizeram ações mas correram mal e querem melhorar.
  • Tiveram muitas atividades mas ninguém reparou que aconteceram, não saiu nas notícias e nas redes sociais houve muito pouco alcance.
  • Poucas pessoas estão dispostas a falar em público ou com jornalistas.

O Fermento existe para acompanhar-vos a melhorarem a vossa organização, estratégia, ação e comunicação.

Temos formações desenhadas para apresentar um enquadramento para pensar sobre as nossas organizações. Temos oficinas em que a maioria do trabalho é feito pelas participantes para estruturarem os seus grupos ou a sua estratégia.

As nossas formações podem demorar de três horas até uma semana, dependendo das necessidades e dos objetivos.

Lê mais abaixo, e fala connosco.


Neste momento trabalhamos em quatro áreas: organização, estratégia, ação e comunicação. (Temos também alguns recursos. Vê aqui.)

Apesar de termos alguns módulos de formação como pontos de partida, praticamente todas as nossas formações são co-desenhadas com o grupo recipiente de acordo com o seu contexto e as suas necessidades.

Aqui estão algumas ferramentas e alguns conceitos que apresentamos nas nossas formações.

Organização

Todos os grupos têm dificuldades em recrutar, consolidar e manter os seus membros enquanto sustentam a sua eficâcia. Sob pressão externa, encontramo-nos numa luta constante para constuir capacidade interna para alimentar os nossos movimentos.

As nossas formações básicas de organização incluem facilitação das reuniões, reuniões online e processos de avaliação para ações e eventos.

As nossas formações avançadas de organização incorporam a escada de envolvimento, o ciclo de aprendizagem, formação direta numa organização, estilos de liderança, o modelo organizativo de RACI e ferramentas de delegação de tarefas e papeis.

Estratégia

Lidando com a realidade volátil, incerta, complexa e ambígua, os nossos movimentos estão a ser constantamente desafiadas para criar estratégias e ter um processo coletivo de aprendizagem.

As nossas formações básicas de estratégia apresentam conceitos que achamos essenciais para um ativismo estratégico, como a análise SWOT (FOFA), o espétro dos aliados, enquadramento e re-enquadramento duma narrativa, os pontos de intervenção, a lógica de ação, os pilares de apoio e os objetivos SMART.

As nossas formações avançadas de estratégia incluem ferramentas como ecologia dos movimentos, teorias de mudança, escalamento de conflito, planeamento dos cenários, estabelecer prioridades estratégicas, compreender movimentos e correntes, revoluções e grandes estratégias e o ciclo de ímpeto. Geralmente apresentamos estas ferramentas numa formação cumprida que pode demorar entre um dia inteiro e uma semana inteira.

Ação

Ninguém nasce como especialista em ação direta e o sistema socioeconómico em que vivemos educa-nos a obedecer em vez de agir. Grupos que chegam à conclusão que devem tomar ação direta podem sentir-se incapazes por falta de experiência e por causa dos possíveis riscos políticos.

Os nossos módulos de formação podem preparar grupos para ação direta não-violenta, para ações de desobediência civil e para ações de massa.

Alerta: Nós não damos formações de ação que não dirigem as participantes para uma ação específica já desenhada e preparada pelo grupo. Acreditamos que a melhor formação de ação é a própria ação e que uma formação solta pode criar uma falsa sensação de preparação nas participantes. (Podemos acompanhar-vos a desenhar a ação, se precisarem desse apoio.)

Comunicação

Para mudarmos o mundo, precisamos de mudar as histórias que se contam na sociedade. Isso faz-se com uma estratégia forte e uma equipa sólida de comunicação. Não somos profissionais de comunicação mas temos bastante experiência do ativismo de base.

Nas nossas formações básicas de comunicação, ajudamos os grupos para treinarem como constuir e passar a sua mensagem, criarem equipas de média e formarem porta-vozes para as suas organizações, campanhas ou ações. Exploramos também várias formas de comunicação (e.g. assessoria de imprensa, fotos, vídeos) e até que ponto cada uma é relevante para o nosso ativismo.

Com as formações avançadas de comunicação, facilitamos oficinas para os grupos desenvolverem as suas estratégias de comunicação, analisando os seus públicos-alvo, o enquadramento que querem usar e as ferramentas em que querem investir.